Nascente

Diz uma lenda que jovens de todas origens receberam um chamado para cuidar do Planeta Terra. Há rumores de que esses seres especiais já despertaram e começaram a agir! A Primavera X é uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas. O jogo colaborativo incentiva o surgimento de equipes comunitárias formadas por crianças e jovens para liderar projetos em prol das águas e suas microbacias.

Quem Faz

A Primavera X faz parte do Multiverso X, desenvolvido pela LiveLab, que é uma organização sem fins lucrativos, um laboratório vivo de inovação social que desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva. A LiveLab tem o objetivo de promover meios que despertem e libertem o espírito criativo e empreendedor de indivíduos e comunidades para que promovam iniciativas e inspirem outros e outras realidades a replicarem esta prática, contribuindo, assim, para um impacto em escala.

A ideia de laboratório aqui apresentada não se refere a um espaço físico, limitado ou composto por instalações e equipamentos para pesquisas científicas. A LiveLab, motivada pela potencialidade do ser humano em coletivo, é um espaço em movimento – vivo – criado para a invenção, experimentação e compartilhamento de conhecimentos, práticas e tecnologias que fomentem o desenvolvimento interpessoal e coletivo.

Tais dispositivos desenvolvidos pela associação – jogos e gincanas – são ferramentas potencializadoras para a mobilização comunitária, a transformação social e o desenvolvimento de lideranças. Nesse sentido, compreendemos que a dinâmica dos jogos e das tradicionais gincanas comunitárias, ampliadas pela atual tecnologia conectada à internet e às redes sociais, são poderosos instrumentos para a mobilização e o engajamento da sociedade civil em torno de causas sociais.

O Multiverso X chega para mobilizar escolas, comunidades, empresas e organizações para, juntos, transformem seus territórios em um ambiente estimulante, dinâmico, colaborativo, educativo, alegre, seguro e cheio de esperança. 

Ajudando jovens, voluntários e educadores a gozarem das melhores condições para se desenvolverem como cidadãos capazes de lidarem com complexos desafios, o nosso grande desafio é a transformação da cultura já estabelecida numa nova cultura da paz, de uma forma divertida e em um prazo rápido, a fim de atender às pressões urgentes que enfrentamos na nossa sociedade.

Realização

A metodologia da Primavera X e da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 6, 11 e 14 que, respectivamente, atuam por educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis e vida na água.

Difusão

Órgãos e redes que difundiram o Chamado:

© 2019 Primavera X | Livelab | Política de Transparência