Skip to content

Nascente

Diz uma lenda que jovens de todas origens receberam um chamado para cuidar do Planeta Terra. Há rumores de que esses seres especiais já despertaram e começaram a agir! A Primavera X é uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas. O jogo colaborativo incentiva o surgimento de equipes comunitárias formadas por crianças e jovens para liderar projetos em prol das águas e suas microbacias.

Quem Faz

A Primavera X é um capítulo temático do jogo Jornada X desenvolvido pela Livelab, organização sem fins lucrativos, um laboratório vivo de inovação social que desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva. Tem o objetivo de promover meios que despertem e libertem o espírito criativo e empreendedor de indivíduos e comunidades para que promovam iniciativas e inspirem outros e outras realidades a replicarem esta prática, contribuindo, assim, para um impacto em escala.

A ideia de laboratório aqui apresentada não se refere a um espaço físico, limitado ou composto por instalações e equipamentos para pesquisas científicas. A Livelab, motivada pela potencialidade do ser humano em coletivo, é um espaço em movimento – vivo – criado para a invenção, experimentação e compartilhamento de conhecimentos, práticas e tecnologias que fomentem o desenvolvimento interpessoal e coletivo.

Tais dispositivos desenvolvidos pela associação – jogos e jornadas – são ferramentas potencializadoras para a mobilização comunitária, a transformação social e o desenvolvimento de lideranças. Nesse sentido, compreendemos que a dinâmica dos jogos e das tradicionais gincanas comunitárias, ampliadas pela atual tecnologia conectada à internet e às redes sociais, são poderosos instrumentos para a mobilização e o engajamento da sociedade civil em torno de causas sociais.

A Jornada X é um jogo que te convida a conhecer a sua melhor versão. Ao aceitar o convite, embarcará em uma aventura formada por 6 capítulos. O 3º capítulo compõe as missões da Primavera X. Na prática, os grupos participantes são provocados a convocar os seus superpoderes, formar uma Liga extraordinária e planejar a realização de uma missão impossível, trilhando assim a sua própria jornada de transformação. Apesar de conhecermos a ideia de que para mudar o mundo é preciso muito dinheiro, tempo e sacrifício, o jogo conta com 4 Princípios: FAST (Rápido), FUN (Divertido) FREE (Livre) e FANTASTIC (Fantástico). Então todas as missões devem acontecer de forma Rápida, as pessoas devem se Divertir, não podem Colocar a Mão no Bolso e o resultado deve ser FANTÁSTICO.

Realização

A metodologia da Primavera X e da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma adaptação do jogo social Jornada X desenvolvido pela Livelab. A Primavera X dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 6, 11 e 14 que, respectivamente, atuam por educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis e vida na água.

Difusão

Órgãos e redes que difundem o Chamado:

Apoio

© 2019 Primavera X | Livelab | Política de Transparência