Nascente

Diz uma lenda que jovens de todas origens receberam um chamado para cuidar do Planeta Terra. Há rumores de que esses seres especiais já despertaram e começaram a agir! A Primavera X é uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas. O jogo colaborativo incentiva o surgimento de equipes comunitárias formadas por crianças e jovens para liderar projetos em prol das águas e suas microbacias.

É PRIMAVERA X e precisamos de você!

A Primavera X não é só "um jogo de criança", é parte de uma jornada maior de autoconhecimento e crescimento que todo herói e heroína atravessam para entender como usar sua força e seus poderes para cuidar das águas, proteger o planeta e assim defender o futuro da humanidade.

Embora o passado não possa ser alterado nem mesmo por viagens no tempo, o futuro pode ser construído de forma mais justa, responsável, cuidadosa e equitativa. De acordo com cientistas, pesquisadores e as mentes mais brilhantes de todos os cantos do mundo, nos próximos 10 anos a crise ambiental e climática terá efeitos irreversíveis para a humanidade. Nossa casa está pegando fogo! 

Por isso, cuidar das águas e do meio ambiente é urgente. Precisamos de todas e todos e sabemos que nunca é cedo demais para começar! Não importa se a pessoa tem 20, 17, 14 ou 9 anos: crianças e jovens têm o poder de influenciar e transformar  os ambientes e comunidades em que vivem!

Na Primavera X, usamos as melhores ferramentas e instrumentos disponíveis! Nossos artifícios mais poderosos não são secretos: o conhecimento, a colaboração, a informação e a educação. Juntos, podemos ser fantásticos de forma rápida, divertida e sem colocar a mão no bolso.

Acreditamos na força das crianças, adolescentes e juventudes, suas vilas e comunidades locais! Suas aldeias, quilombos, favelas! Suas escolas, terreiros, igrejas e templos! Acreditamos na força das famílias, dos coletivos, das cooperativas, dos teatros! Das feiras, das roças, dos rios, das ruas! Das praças, dos parques, das matas, das florestas, dos bairros, das cidades! Acreditamos na força de tudo que é coletivo, que nasce dos encontros e que produz novas possibilidades! De tudo que dá frutos na cooperação, promove pertencimento e organiza saberes!

Há um provérbio ancestral africano que diz que é preciso uma vila inteira para se criar uma criança; agora os mais jovens se levantam para proteger seus territórios! Em rede, em roda, em rio vamos assumir nossa melhor versão e fazer florescer protagonismo e esperança na missão de salvar as águas do Brasil. Ouça o chamado: a Primavera X já começou!

© 2019 Primavera X | Livelab | Política de Transparência