Skip to content

Nascente

Diz uma lenda que jovens de todas origens receberam um chamado para cuidar do Planeta Terra. Há rumores de que esses seres especiais já despertaram e começaram a agir! A Primavera X é uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas. O jogo colaborativo incentiva o surgimento de equipes comunitárias formadas por crianças e jovens para liderar projetos em prol das águas e suas microbacias.

Como Surgiu

O jogou surgiu após a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, encontro que envolveu mais de 10 mil escolas e 18 mil jovens e crianças que trabalharam no tema ''Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Para chegar na conferência, elaboraram projetos que passaram por três etapas: a escola, a municipal e a estadual, onde 400 jovens foram selecionados para a etapa nacional.

A etapa nacional realizada na cidade de Sumaré em São Paulo, entre os dias 15 e 21 de junho de 2018, teve como Game Master o Edgard Gouveia Jr . As crianças de 11 à 14 anos chegavam como ''Nascentes'' dos rios e eram acolhidas pelos Guardiões (jovens de 15 à 29 pertencentes aos Coletivos Jovens - CJs) e brincando viveram um forte processo educativo, se transformaram como a água: em ''Rio'', ''Lagoa'', ''Oceano'', ''Nuvem'' e se preparam para voltar para casa e ''Fazer Chover''.

Em 2018, mais de 1.000 crianças se uniram e realizaram centenas de ações mão na massa em um único final de semana, a entrada da Primavera simbolizou o auge da gincana: durante os dias 22 e 23 de Setembro aconteceram mutirões, simultâneamente, em várias regiões do país, dezenas de caminhadas ecológicas, limpeza das margens dos rios e milhares de mudas plantadas.

 

+2.000

Jogadores

161

Ligas

24

Estados

+100

Ações

© 2019 Primavera X | Livelab | Política de Transparência