Nascente

Diz uma lenda que jovens de todas origens receberam um chamado para cuidar do Planeta Terra. Há rumores de que esses seres especiais já despertaram e começaram a agir! A Primavera X é uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas. O jogo colaborativo incentiva o surgimento de equipes comunitárias formadas por crianças e jovens para liderar projetos em prol das águas e suas microbacias.

Como Surgiu

O jogo surgiu após a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, encontro que envolveu mais de 10 mil escolas e 18 mil jovens e crianças que trabalharam no tema ''Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Para chegar na conferência, as crianças e jovens elaboraram projetos que passaram por três etapas: a escola, a municipal e a estadual e a etapa nacional.

A etapa nacional, realizada na cidade de Sumaré em São Paulo, entre os dias 15 e 21 de junho de 2018, teve  Edgard Gouveia Jr, co-fundador da LiveLab, como Game Master. As crianças de 11 à 14 anos chegavam como Nascentes dos rios e eram acolhidas pelos Guardiões (jovens de 15 à 29 pertencentes aos Coletivos Jovens - CJs) e, brincando, viveram um forte processo educativo. Nele, elas se transformaram como a água: em ''Rio'', em ''Lagoa'', em ''Oceano'', em ''Nuvem'' e se prepararam para voltar para casa e ''Fazer Chover''.

Em 2018, mais de 1.000 crianças se uniram e realizaram centenas de ações em que colocaram as mãos na massa durante um final de semana. A entrada da Primavera simbolizou o auge da gincana: durante os dias 22 e 23 de setembro aconteceram mutirões simultâneos em várias regiões do país, contando com dezenas de caminhadas ecológicas, limpezas de margens de rios e milhares de mudas plantadas.

 

+2.000

Jogadores

161

Ligas

24

Estados

+100

Ações

© 2019 Primavera X | Livelab | Política de Transparência