Nascente

Diz uma lenda que jovens de todas origens receberam um chamado para cuidar do Planeta Terra. Há rumores de que esses seres especiais já despertaram e começaram a agir! A Primavera X é uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas. O jogo colaborativo incentiva o surgimento de equipes comunitárias formadas por crianças e jovens para liderar projetos em prol das águas e suas microbacias.

Press Release

Primavera X: Gincana nacional quer mobilizar crianças e jovens em torno da regeneração das águas no país

Game virtual é gratuito e acontece em seis etapas.

“E se construir o mundo dos nossos sonhos pudesse ser rápido, divertido e sem botar a mão no bolso?". Essa é a premissa da Primavera X, uma tecnologia social em formato de gincana que desafia crianças e jovens de todo Brasil a mobilizar amigos, escolas e comunidades para realizar mutirões em defesa das microbacias hidrográficas em seus territórios. 

A ideia é que os jogadores organizem atividades locais e sustentáveis de forma cooperativa, e com nenhum custo financeiro, envolvendo o máximo de pessoas. As inscrições podem ser realizadas no site https://primaverax.org.br/. O jogo acontece em seis etapas ao longo de seis semanas. 

Em 2018, na fase piloto do projeto, cerca de 2 mil jovens e crianças participaram da Primavera X, que resultou em mais de 150 mutirões de atividades como limpeza de margens de rios e córregos, reativação de nascentes e desassoreamento de cursos d'água nas cinco regiões do país. 

Em 2019, foi realizada uma websérie com 5 episódios, cada um em estado diferente, eles estão disponíveis no youtube da Jornada X.

Em 2023, 27 ligas atuaram em 19 municípios de 9 estados brasileiros, realizando mutirões de conscientização das populações, plantios de mudas em nascentes, beiras de rios e topos de morro e também de limpeza de corpos hídricos.

Nas três edições anteriores tivemos a parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e que foi renovada em 2024. Em 2018 e 2019, essa colaboração resultou na criação da Primavera X, uma adaptação do jogo social Jornada X desenvolvido pela LiveLab, durante a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A iniciativa foi apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente, ANA, LiveLab, Coletivos de Jovens pelo Meio Ambiente (CJs), Governo Federal, Instituto Alana e outras instituições engajadas na temática.

O Jogo 

Após as inscrições, os jogadores criarão Ligas X (que são grupos) e perfis no Tik Tok para divulgar suas atividades que são chamados de Diários de bordo, trocar experiências e manter conexões, já que o game não pretende ter um vencedor. Ao longo das seis semanas de gincana, os jogadores receberão “missões” que podem ser cumpridas aos finais de semana ou durante o período em que não estiverem na escola. As missões serão reveladas semanalmente e incluirão atividades com foco na conservação das águas do país. O jogo foi desenhado para mobilizar crianças e jovens; nas diferentes etapas, os adolescentes são orientados a buscar ajuda e conhecimento com professores, pais e responsáveis. 

"Assim, toda a sociedade é convidada a participar da Primavera X. Professores podem ser jogadores masters e contribuir com a mobilização, realização de tarefas e no cuidado com os jovens e as crianças. Já as escolas podem ceder recursos humanos e físicos para o cumprimento das metas. As prefeituras locais também podem apoiar, permitindo que as crianças realizam suas missões em espaços públicos, assim como empresas e instituições podem favorecer, doando materiais e ampliando cada vez mais as ações", explica Edgard Gouveia Jr., desenvolvedor do jogo. 

Quem realiza

A metodologia da Primavera X e da 5a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma adaptação do jogo social Jornada X desenvolvido pela Livelab, uma organização sem fins lucrativos, especializada em jogos pedagógicos. 

O jogo foi criado após a 5a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, encontro que envolveu mais de 10 mil escolas e 18 mil jovens e crianças que trabalharam no tema ''Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Para chegar na conferência, elaboraram projetos que passaram por diversas etapas, onde 400 jovens foram selecionados para a etapa nacional. Eles não queriam parar de plantar mudas e conservar nascentes. Foram envolvendo pais, professores, diretores de escolas e até os governos locais. As crianças me enviaram mensagens pedindo mais missões, ou seja, desafios coletivos de conservação, e assim surgiu a ideia do jogo em âmbito nacional”, destaca Edgard Gouveia, que coordenou os jogos durante a Conferência e que, ao longo dos anos, veio aperfeiçoando a metodologia. 

A Primavera X dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 6, 11 e 14 desenvolvidos pela ONU que, respectivamente, atuam por educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis. 

www.primaverax.org.br

www.instagram.com/jornadax

Contato: [email protected]

Realização: LiveLab 

Contato para imprensa:

[email protected] 

(11) 950314911

 

© 2019 Primavera X | Livelab | Transparência