Solução – vida acima de tudo deus acima de todos

Liga

vida acima de tudo deus acima de todos

Diário de Bordo da Liga

@ricardomestre45

Município

São Caetano do Sul

Soluções para os desafios da Microbacia

Limpeza das margens, Limpeza das águas, Twitaço pelo meio ambiente, Vídeo sobre a história da microbacia

Como essas soluções cuidam da microbacia e das comunidades e povos

Conforme ações que não foram implementadas anteriormente, pauta-se neste momento um programa baseado num projeto anterior, ao qual fará a retomada do projeto antigo do Piscinão Jaboticabal (conforme reunião no Palácio dos Bandeirantes, com presença do sr Prefeito Municipal, o sr exmo Governador do Estado e autoridades convidadas). A retomada do projeto do Piscinão Jaboticabal, que será um dos maiores do país, com capacidade de armazenar 900 mil m³ de água pluvial será uma das obras que devem ser feitas, pois nossa região é essencialmente industrial, com uma maior produção de insumos, pela base implantada entre as montadoras de veículos automotores, caminhões e ônibus, bem como indústrias de autopeças, pneus e indústrias desta base comum. A ação será de grande porte, e estará em conjunto com o Ministério do Planejamento e Meio Ambiente – Governo Federal, em parceria na execução com o Estado de São Paulo e Governos Municipais . Depois da forte enchente que atingiu a região metropolitana, o prefeito de São Caetano do Sul, havia declarado que este piscinão é fundamental para o combate às cheias.
Também reiteramos outras soluções menores, como limpeza das margens locais dos rios e afluentes, limpeza e dragagem pelo governo paulista no rio local (divisa dos municípios com a capital e seus bairros), seus afluentes e continuação de ações maiores no rio Tamanduateí, que deverá ter seu curso melhorado, visando fluir melhor suas águas no leito.

Quem ajudou na pesquisa dessa solução

Professores, Avó ou avô de uma pessoa da liga, Cientistas, Lideranças comunitárias, Moradores antigos da microbacia, Lideranças religiosas, Biblioteca da escola ou da comunidade, Internet, Familiares