Solução – Vida Acima de Tudo – Deus Acima de Todos

Liga

Vida Acima de Tudo - Deus Acima de Todos

Diário de Bordo da Liga

@ricardomestre45

Município

São Caetano do Sul

Soluções para os desafios da Microbacia

Limpeza das margens, Ação de plantio, Vídeo sobre a história da microbacia

Como essas soluções cuidam da microbacia e das comunidades e povos

“Todos podem fazer a sua parte para alcançar a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para reduzir pela metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentar a reutilização de água potável até 2030”, afirma Guy Ryder, presidente do UN Water.
Para isso, a recomendação de Carlos Perdigão, coordenador da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídrico da Agência Nacional de Águas (ANA), é se engajar para atuar de forma comunitária em problemas próximos. “É muito importante atuar em atividades que realmente tem objetivo de preservação de água de solo, como controle de erosão e controle de nascentes”, afirma.
Entre as ações possíveis para atuar em uma microbacia estão:
1. Cobrar a empresa responsável pelo destino dos resíduos sólidos para que sejam despejados de forma responsável;
2. Cobrar o serviço público sobre as redes de coleta e de tratamento de esgotos;
3. Dialogar com o serviço municipal para evitar que o solo seja impermeabilizado, ou seja, que, em caso de asfaltamento, haja escoamento adequado;
4. Conscientizar a comunidade para limitar o consumo de água à sua necessidade, sem desperdício.
5. Em escala maior, quem estiver engajado na questão das bacias hidrográficas pode compor presença nos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH), que integram o Parlamento das Águas, um “espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público”.

Quem ajudou na pesquisa dessa solução

Professores, Cientistas, Lideranças comunitárias, Moradores antigos da microbacia, Lideranças religiosas, Biblioteca da escola ou da comunidade, Internet, Familiares