Rede – Vida acima de tudo Deus acima de todos

Liga

Vida acima de tudo Deus acima de todos

Diário de Bordo da Liga

ricardomestre45

Município

São Caetano do Sul

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

11

5

Avó ou avô de uma pessoa da liga

2

Agricultores/as e produtores/as rurais

Cientistas

1

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

Pajés

Iyalorixás

Lideranças comunitárias

Moradores antigos da microbacia

50

Lideranças religiosas

Quais são as principais características da microbacia?

O meio ambiente de uma bacia hidrográfica é formado por duas porções, uma biogeofísica e a outra sócio-econômico-cultural. A ocupação e o uso da porção física do meio ambiente identificada como solo, localizada em trechos marginais de rios, em áreas urbanas, é responsável por inúmeros impactos ambientais adversos ao meio ambiente, exigindo a execução de obras hidráulicas fluviais. O trabalho é de identificar e classificar as obras hidráulicas fluviais e de macrodrenagem urbana executadas nos leitos do Ribeirão dos Meninos, em específico no trecho em frente ao Campus da Faculdade Mauá de Tecnologia, na cidade de São Caetano do Sul, até o ponto de encontro com Rio Tamanduateí, divisa com o bairro histórico do Ipiranga – Cidade de São Paulo. A metodologia fundamenta-se em um estudo descritivo ou de levantamento, pois consiste em observar e registrar eventos que ocorrem em um determinado espaço do mundo real, identificado como Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Meninos, o que caracteriza então um Estudo de Caso, e ainda buscar o estabelecimento de relações de temporalidade ou correlação entre os fenômenos observados. Destacam-se como resultados: o desenvolvimento de Critérios de Desempenho a partir do uso das Planilhas Ambientais, SILVA (2004), classificando aquelas obras em Producente e Contraproducente, e uma nova proposta de Classificação de Obras Hidráulicas Fluviais.

Qual a importância dela pro seu território?

As vias terrestres são a única alternativa para todos os caminhões, ônibus, carros (já que a cidade tem a maior montadora de veículos do mundo – GM, bem como as áreas circundantes dos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo, com o passar do tempo, atraíram intensa ocupação. A ampliação dos sistemas de drenagem existentes nesses locais torna-se impraticável, pois algumas das viabilidades/sustentabilidades técnica, econômica, financeira, política, jurídica, social e ambiental; ou mesmo domínios de estudo econômico, sociocultural, saúde, ecologia/ambiental, direito, relações internacionais, ou ainda dimensões social, ambiental e econômica não podem ser atendidas. Os motivos desse não atendimento passam pelos altos custos sociais envolvidos e pelos elevados investimentos necessários à implantação de obras hidráulicas fluviais de grande porte. Em alguns cenários, devido ao alto custo ou mesmo devido a impossibilidade de desapropriação de áreas ribeirinhas, bem como pela necessidade de interrupção de tráfego, a solução requer a utilização de métodos executivos sofisticados e, portanto, de alto custo.

O que precisa melhorar?

Limpeza dos córregos (pacote enchentes).
Construção de 2 piscinões, 4 pontes e 5 viadutos (escoamento para via Anchieta e Imigrantes).
Reurbanização.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

Na vida nossa, os seres humanos, animais, plantas ou microrganismos, tem estreita relação com um conjunto de circunstâncias externas, que se caracterizam não só pelas propriedades físicas, químicas, biológicas desse local, mas também por outros fatores que regem a vida, como os relacionados às associações dos seres vivos, em geral e particularmente dos seres humanos, tais como aspectos de ordem cultural, legal e outros. Entendido nesta pesquisa como o meio ambiente formado pela bacia hidrográfica do Ribeirão dos Meninos. O meio ambiente que constitui a bacia hidrográfica do Ribeirão dos Meninos é composto por duas porções, uma biogeofísica e outra sócio-econômico-cultural, embora o homem seja parte destas porções, normalmente, coloca-se como se não o fosse e continuamente tenta mantê-las sobre seu domínio.

Algo a mais para compartilhar?

Viver é Preciso!!!