Rede – Pedra do Báu e seus Efluentes

Liga

Pedra do Báu e seus Efluentes

Diário de Bordo da Liga

professormaurinho

Município

São Bento do Sapucaí

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

2

Avó ou avô de uma pessoa da liga

Agricultores/as e produtores/as rurais

Cientistas

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

2

2

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

Pajés

Iyalorixás

Lideranças comunitárias

Moradores antigos da microbacia

2

Lideranças religiosas

Quais são as principais características da microbacia?

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Área de drenagem1: 675 km²
População2: 64.339 habitantes
Principais rios3: Rio Sapucaí-Mirim, Rio da Prata, Ribeirão do Inocêncio, Ribeirão da Cachoeira, Ribeirão Lajeado, Ribeirão dos Melos, Ribeirão do Paiol Velho, Ribeirão do Paiol Grande, Ribeirão dos Bernardos, Rio Sapucaí-Guaçu, Rio Capivari, Ribeirão da Abernéssia, Ribeirão do Imbiri, Ribeirão das Perdizes, Ribeirão do Fojo e Ribeirão dos Marmelos.
Principais atividades econômicas4: Predominam as atividades dos setores relacionados ao comércio, turismo e lazer, com destaque para o setor hoteleiro e gastronômico, além da truticultura.
Vegetação remanescente5: Apresenta 328 km² de vegetação natural remanescente que ocupa, aproximadamente, 48% da área da UGRHI. A categoria de maior ocorrência é a Floresta Ombrófila Mista.
Unidades de Conservação6: APA Campos do Jordão, APA Sapucái-Mirim, APA da Serra da Mantiqueira, PE de Campos do Jordão e PE Mananciais de Campos do Jordão.

Fontes: 1. PERH, 2006; 2. SEADE, 2009; 3 e 4. Relatório de Situação de Recursos Hídricos de Bacias, 2010; 5. IF, 2009; 6. FF, 2008; FF, 2009; ICMBio, 2009.
Legenda: APA – Área de Proteção Ambiental; ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico; EE – Estação Ecológica; FE – Floresta Estadual; PE – Parque Estadual; RB – Reserva Biológica; RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural.

MUNICÍPIOS
Campos do Jordão, Santo Antõnio do Pinhal, São Bento do Sapucaí

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE O SITE DO COMITÊ: http://www.comitesm.sp.gov.br

Qual a importância dela pro seu território?

A principal nascente que vai formar grandes rios, desembocando na grande represa de Itaipu.

O que precisa melhorar?

Continuar os trabalhos de preservação das nascentes, reciclagem e o tratamento de esgoto pelos municípios que formam essa tão importante bacia.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

História propriamente não, além do rio sapucai, levar o nome por conta de uma árvore que se desenvolveu as suas margens, a sapucaia. Mas o fato relevante é saber que a nascente mais distante que dá inicio a grande represa de itaipú está nessa bácia.

Algo a mais para compartilhar?

As montanhas que forma essa bacia com importantes pontos turísticos como a Pedra do Baú e o rio sapucaí e as cidades turísticas como São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão e outros.