Rede – os protetores do planeta

Liga

os protetores do planeta

Diário de Bordo da Liga

osprotetroesdoplaneta

Município

Jambeiro

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

1

Avó ou avô de uma pessoa da liga

1

Agricultores/as e produtores/as rurais

2

Cientistas

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

1

Pajés

Iyalorixás

Lideranças comunitárias

Moradores antigos da microbacia

1

Lideranças religiosas

Quais são as principais características da microbacia?

O municipio de Jambeiro tem uma parte banhada pela represa de Santa Branca, formada pelas águas dos rios Paraibuna e Paraitinga. A sede do Município é cortada pelo rio Capivari (afluente do rio Paraíba) que nasce no perímetro urbano, formado pela junção dos ribeirões Jambeiro e dos Francos, que passam pela cidade.

O rio Capivari, ainda no perímetro urbano, forma a conhecida Cascata, distante apenas 1 km do centro da cidade, em área de propriedade da Municipalidade.

O município também é banhado pelo rio Piraí (afluente do rio Capivari), pelo riacho da Serra (afluente do ribeirão Jambeiro) e pelos ribeirões Tapanhão e Taperão.

Qual a importância dela pro seu território?

A bacia do municipio é de suma importância para o setor agropecuário, pois dele vem o sustento da agricultura familiar, onde a maioria produz hortifrutis para a venda na feira da cidade, realizada semanalmente e nas cidades vizinhas.
No municipio, a maioria do sustento vem da produção de leite que é fornecida para as cooperativas da região ( Cooper e Comevap).

O que precisa melhorar?

A preservação em volta das microbacias deixa a desejar, pois observamos escoamento de esgoto residencial e encontramos uma grande quantidade de descarte de materiais recicláveis, onde o município conta com coletas nas terças e quintas-feiras, sem a necessidade do descarte em lugares impróprios. Também encontramos restos de roupas e oferendas de religiões de matriz africana, onde também poluia ao redor das microbacias, formando criadouros de possiveis focos de dengue.
Um possível ponto que ajudaria na preservação, seria um maior empenho da Prefeitura Municipal de Jambeiro e de orgãos responsáveis pelo cuidado do meio ambiente do município.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

A microbacia é formada por afluentes de rios conhecidos pela população, como o Rio Paraíba, que passa por diversas cidades do vale, cujo em Jambeiro não passa.

Algo a mais para compartilhar?

Alguns rios do município no verão servem como meios de refrescar-se, porém a populçaõ não preocupa-se com a informação se os rios estão próprios ou impróprios para banho.