Rede – Novaera

Liga

Novaera

Diário de Bordo da Liga

xliga_novaera

Município

Iepê

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

5

3

Avó ou avô de uma pessoa da liga

1

0

Agricultores/as e produtores/as rurais

1

0

Cientistas

0

0

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

0

0

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

2

0

Pajés

0

0

Iyalorixás

0

0

Lideranças comunitárias

0

0

Moradores antigos da microbacia

4

0

Lideranças religiosas

0

0

Quais são as principais características da microbacia?

Em vários trechos, devido à ausência de mata ciliar, são intensos os processos erosivos nas margens do Córrego dos Patos, contribuindo para o seu assoreamento.

Qual a importância dela pro seu território?

Os primeiros assentamentos humanos do nosso município começaram à beira deste córrego e isso nos faz perceber a grande influência dos cursos d’água sobre a humanidade.

O que precisa melhorar?

Plantio de matas ciliares e conscientização da população em não jogar lixos dentro do córrego.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

Em 1983, as chuvas continuadas no início de janeiro causaram vários danos, inclusive matando três pessoas que moravam próximas ao córrego dos Patos, na Vila Dower. Na noite de 5 de janeiro do mesmo ano, a situação foi ao extremo. O estouro de uma represa – que fica num sítio próximo a cidade, descarregando toda a água no córrego dos Patos, e seguiu em direção a Iepê. O rio transbordou, destruindo a residência do senhor Ataliba Paulino da Silva, que morreu junto de sua esposa Sebastiana Benedita da Silva e a vizinha senhora Aurazina Maria Marques. Além da cidade ter que ficar ilhada pois a água passou por cima das duas pontes que dão acesso à cidade, a enxurrada trouxe lama e entulhos que danificaram o serviço de abastecimento de água, inundando toda a área em torno do poço artesiano e da casa das bombas do município. Durante esta forte chuva, o técnico responsável pelo setor de energia elétrica, Ari Andrade de Freitas, foi chamado para atender um caso de falta de energia do outro lado da cidade. Ao tentar atravessar a ponte da Vila São Jorge, o seu carro, um fusca, foi arrastado pelas águas, e por sorte conseguiu se salvar. Em 15 de fevereiro de 1997, uma chuva continuada desaguou por cerca de duas horas no município. Foram mais de 120 mm. Este fato ocasionou o transbordamento do Córrego dos Patos, que chegou a subir cinco metros acima do normal. O resultado: a maioria da população ficou ilhada.

Algo a mais para compartilhar?

Em 2018, os alunos da escola Antonio de Almeida Prado desenvolveram um projeto em conjunto com a professora de química cujo propósito era o de criar um parque linear em volta deste córrego na tentativa de proteger e recuperar este ecossistema, controlar enchentes, abrigar práticas de lazer, esporte e cultura, além de contribuir com a conscientização da população na proteção deste tão amado córrego.