Rede – Liga Guardiões das Águas

Liga

Liga Guardiões das Águas

Diário de Bordo da Liga

xligaguardioes_das_aguas

Município

Magda

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

2

2

Avó ou avô de uma pessoa da liga

1

Agricultores/as e produtores/as rurais

2

Cientistas

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

Pajés

Iyalorixás

Lideranças comunitárias

Moradores antigos da microbacia

1

Lideranças religiosas

Quais são as principais características da microbacia?

É um rio localizado na UGRHI 18 (Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos) no estado de São Paulo e é constituído por cerca de 35 afluentes, a maioria de pequeno porte[1]. A UGRHI em que está inserido Possui uma grande parcela de municípios com menos de 5 mil habitantes, sendo Jales a maior cidade nessa microbacia[2]. A maior parte dos municípios da bacia se abastacem por meio de águas subterrâneas. É um rio com muitas corredeiras, favorecendo a piracema do dourado, peixe que antes era abundante e “emprestou” o nome ao rio[1]. Sua foz faz parte do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. A vegetação que se encontrava era a Floresta Estacional Semidecidual, principalmente, hoje bastante degradada.

Micro-bacias Editar
A bacia do rio São José dos Dourados é constituída por 6 micro-bacias: Baixo São José dos Dourados (2.247,1km²), Ribeirão Ponte Pensa (305,6km²), Ribeirão Coqueiro (637,3km²), Ribeirão Marimbondo (933,9km²), Médio São José dos Dourados (1.281,5km²) e Alto São José dos Dourados (1.387,8km²)[1].

Qual a importância dela pro seu território?

É um ponto turístico, proporciona lazer para os visitantes.

O que precisa melhorar?

Os terrenos em que está inserida a bacia são muito suscetíveis à erosão. A situação é agravada pelo fato de que não existem unidades de conservação na região e que restam apenas 6,5% da vegetação original (cerca de 449km²). É notável que em alguns fragmentos maiores (como aqueles encontrados em Meridiano, São João de Iracema e Magda, somando 6.481 hectares cortados pelo rio (ou nas proximidades), a fauna se mostra diversa, sendo constatado por moradores da região, a presença de grandes carnívoros (como a onça-parda), muito ameaçados de extinção no estado de São Paulo, o que mostra a importância da conservação da região também do ponto de vista da biodiversidade.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

Descobrimos que antigamente, as pessoas que entravam nesse Rio para nadar, morriam

Algo a mais para compartilhar?

Suas águas são cristalinas e o que mais prejudica o local é o assoreamento