Rede – Imigrante- TK8

Liga

Imigrante- TK8

Diário de Bordo da Liga

xligatk8imigrante

Município

Caxias do Sul

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

3

Avó ou avô de uma pessoa da liga

Agricultores/as e produtores/as rurais

Cientistas

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

Pajés

Iyalorixás

Lideranças comunitárias

Moradores antigos da microbacia

1

1

Lideranças religiosas

Quais são as principais características da microbacia?

O Tega é um dos arroios mais importantes da nossa região e que deságua na bacia hidrográfica do Taquari-antas, bacia que fica abaixo geograficamente de Caxias do Sul e que serve de abastecimento para algumas cidades. Ao longo dos anos o arroio recebeu uma carga muito significante de poluentes, o que faz com que hoje não existam vidas aquáticas dentro dele (fato muito triste). Hoje, além do esgoto doméstico, muitas indústrias que se localizam próximo ao arroio liberam seus poluentes químicos nele. Isso é responsabilidade dos empreendedores e responsabilidade da SEMMA e do IBAMA fiscalizar, mas cabe a todos denunciar, pois as maiores cargas de químicos são liberados enquanto chove, fazendo com que se misturem com a água com mais facilidade, mascarando os verdadeiros culpados pelo ato.

Qual a importância dela pro seu território?

Serve de abastecimento para algumas cidades, sua função é a captação e a acumulação de água para abastecimento público do município. Ex: Dal Bó, maestra, samuara, galopolis, faxinal, marrecas, piaí, sepultura e mulada.

O que precisa melhorar?

Devemos preservar as caracteristicas desse precioso recurso natural. Atitudes simples podem fazer a diferença: separar os resíduos corretamente, utilizar os recursos naturais com cautela e responsabilidade

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

Infelizmente não

Algo a mais para compartilhar?

Foi muito divertido