Rede – Grupo Antonio Marin X

Liga

Grupo Antonio Marin X

Diário de Bordo da Liga

@grupoantoniomarinx

Município

Orindiúva

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

3

3

Avó ou avô de uma pessoa da liga

3

0

Agricultores/as e produtores/as rurais

0

0

Cientistas

0

0

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

0

0

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

1

0

Pajés

0

0

Iyalorixás

0

0

Lideranças comunitárias

0

0

Moradores antigos da microbacia

2

0

Lideranças religiosas

0

0

Quais são as principais características da microbacia?

Uma das principais características do Rio Grande na região de Orindiúva são os ranchos, onde a comunidade utiliza para descanso, pesca profissional e esportiva.
Outra é a balsa para locomoção pelo rio de um estado para outro.

Qual a importância dela pro seu território?

O Rio Grande possui uma grande importância para o desenvolvimento econômico e social da região. Tem reconhecimento nacional por seu potencial energético diante as Usinas Hidrelétricas e é muito frequente a pesca profissional de dourados, lambaris, Tucunaré, entre outros e por fim, as belezas naturais da região cativam moradores e visitantes. O Rio Grande se torna um grande atrativo, que ajuda a movimentar o turismo de suas cidades.

O que precisa melhorar?

Sempre é preciso melhorar quando falamos de Bacias Hidrográficas, preocupar mais com a poluição, estrategias de prevenção e cuidado na hora de pescar. Um ponto levantado pelas entrevistados foi a presença de lixos perto do Rio. Poderia estar em pontos específicos para quem costuma limpar perto dos ranchos e pescadores saberem onde colocar o lixo utilizado, e depois, ter uma coleta como na cidade, desses lixos para serem descartados corretamente.
Mas hoje, o Rio Grande nessa região está bem conservado, limpo e cuidado. As pessoas realmente dão valor na riqueza que é ter um Rio pertinho de casa.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

Um entrevistado contou sobre uma vez que foi passear com sua família nos ranchos beirando o rio. Em um certo dia, ele foi pescar de barco no meio do rio, conseguiu pescar um peixe gigantesco. O entrevistado rindo, contou que foi puxar para pegar o peixe e acabou sendo arrastado por ele.

Algo a mais para compartilhar?

Sem mais.