Skip to content

Rede – Defensores da Natureza

Liga

Defensores da Natureza

Diário de Bordo da Liga

primax_defnatureza2019

Município

Teodoro Sampaio

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

3

4

Avó ou avô de uma pessoa da liga

0

1

Agricultores/as e produtores/as rurais

0

0

Cientistas

1

1

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

1

0

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

0

0

Pajés

0

0

Iyalorixás

0

0

Lideranças comunitárias

1

0

Moradores antigos da microbacia

1

0

Lideranças religiosas

0

0

Quais são as principais características da microbacia?

Verificou-se que a nossa bacia é considerada de Conservação, dadas suas características – além de possuir importante acervo ambiental preservado. A Bacia do Paranapanema dispõe, ainda, de extraordinário potencial hídrico, turístico e energético.

Qual a importância dela pro seu território?

Atividades econômicas: A pecuária é a atividade no setor primário, e na agricultura desca-se cana-de-açúcar.
Vegetação remanescente: Apresenta vegetação natural remanescente . As categorias de maior ocorrência são Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista.
Unidades de Conservação6: APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá, APA da Serra do Mar, EE de Angatuba, EE de Xitué, EE de Paranapanema, EE de Itapeva, EE de Itaberá, FE de Angatuba, FE de Manduri, FE de Paranapanema, FE de Piraju, FN Capão Bonito, PE Intervales, PE Carlos Botelho, RPPN Fazenda Horii, RPPN Vale do Corisco.

O que precisa melhorar?

O principal foco a ser recuperado são as nascentes, pois somos banhados por elas, onde precisamos ter atenção para estes pontos, pois a bacia necessita delas para sua sobrevivencia.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

Muitos dos alunos já tinham escutando o termo microbacia, mas muitos deles não sabiam seu significado, um aluno morador próximo de um dos afluentes da bacia hidrográfica Paranapanema não sabia que onde realizava atividade de pesca se tratava de uma microbacia, onde relatou o quanto é privilegiado por morar próximo do local.

Algo a mais para compartilhar?

A palestra foi Ministrada com todos alunos da Escola PEDRO CAMINOTO, onde foi explicado sobre o projeto Primavera X e vários alunos se interessaram em participar do projeto, a conscientização desses alunos foi importante para escola no âmbito de educação ambiental. Por se tratar de um trabalho voluntário eles não se opôs a não realizar as futuras missões dada pelo primavera x.