Skip to content

Rede – Capitaes do Mar

Liga

Capitaes do Mar

Diário de Bordo da Liga

xligacapitaesdomar

Município

Paripiranga

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

4

4

Avó ou avô de uma pessoa da liga

0

0

Agricultores/as e produtores/as rurais

2

0

Cientistas

0

0

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

0

0

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

0

0

Pajés

0

0

Iyalorixás

0

0

Lideranças comunitárias

0

0

Moradores antigos da microbacia

0

0

Lideranças religiosas

0

0

Quais são as principais características da microbacia?

Foi descoberto que os principais corpos d’água desse rio estar nas proximidades da Ponte e na Cachoeira próximo a uma fazenda nessa mesma área. Em seguida diz que : esse rio passa pelo povoado Quixaba e pelo sem terra próximo a serra do capitão de Adustina /BA .
Ainda em seu relato conta que o rio tem grande importância até os dias atuais,porém devido ao capitalismo exagerado a um grande número de desmatamento, sem a preocupação de manter o meio ambiente em bom estado. Além disso ao utilizarem a beleza natural desse espaço para o lazer deixam resíduos de lixo nas margens do rio,prejudicando a população que pouco tempo atrás fazia desse rio seu próprio sustento através da pesca.
Antes das políticas públicas das cisternas as mulheres usavam aquele espaço para usos domésticos como lavar e produzir sabão, mas com essas ajudas do governo, passou a extrair menos da área, contudo, ainda há o uso desordenado e mal planejado pela população.

Qual a importância dela pro seu território?

È importante para a economia local, sendo que muitas famílias sobrevivem da pesca e irrigação, ademais é importante para o consumo da água nos longos períodos de estiagem.

O que precisa melhorar?

Precisa desenvolver a consciência ambiental no homem, para extrair só o necessário, ao usar o espaço para lazer não deixar objetos que não pertencem aquela realidade natural, não cortar ou devastar a mata ciliar e fazer o manuseio da pesca de forma regular.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

Que quando ocorriam e ocorrem enchentes, momento oportuno para os moradores praticar a pesca, pois com as cheias a água que era mais cristalina se mistura com uma água conhecida popularmente como barrenta levando os peixes até a margem facilitando para os moradores. Também tinha o uso das águas para surfar, jovens faziam pranchas com a madeira do mulungu, para se divertir.

Algo a mais para compartilhar?

Todas essas áreas do rio Vaza-Barris eram exploradas de forma inadequada e não deixa de ser uma ação importante. Esse rio durante muito tempo servia para a subsistência das famílias daquela região, da atividade agrícola e para a pecuária. Assim a população local do município tem gratidão por toda a ajuda que o rio fez e faz até hoje.