Rede – Arcanjos da Natureza

Liga

Arcanjos da Natureza

Diário de Bordo da Liga

@x_arcanjosdanatureza

Município

João Pessoa

Quantos especialistas sua liga consultou?

ESPECIALISTAS

CONSULTAS

ADESÕES

Professores

02

02

Avó ou avô de uma pessoa da liga

Agricultores/as e produtores/as rurais

Cientistas

01

01

Ativistas e membros de organizações sem fins lucrativos (ONGs)

02

Comerciantes, empresários, empreendedores locais

Pajés

Iyalorixás

Lideranças comunitárias

Moradores antigos da microbacia

Lideranças religiosas

Quais são as principais características da microbacia?

Na nossa comunidade que se trata da escola experimental estadual sesquicentenário do estado da paraíba tem como microbacia hidrográfica que drena as águas do território da escola e do bairro a microbacia do riacho boisó.

A importância de uma microbacia pra um bairro urbano como o nosso é fundamental. Ela escoa as águas das chuvas. Ela infelizmente serve também como saneamentos da rede de esgoto da companhia de águas e esgotos . Serve com reserva de mata de galerias e ou ciliares remanescentes . Serviria como reserva de manancial . Refúgios de pequenos animais e áreas de bosque urbano .

Muitos moradores antigos do bairro afirmam que o riacho era uma área de balneário para os meninos e meninas e área de lavagem de roupas para as lavadeiras e algumas donas de casa.

Algumas moradores relatam também que a unicidade dessa microbacia está relacionada as coisas subjetivas da infância , do lúdico , da busca divertida de água no olho d’água para o abastecimento doméstico das residências. Enfim para os moradores antigos tem um valor simbólico de relembrar os áureos tempos da pureza de sentimentos dos idos da infância. Mas que ao mesmos tempo os entristecem aí ver o estádio atual de degradação e de abandono ao qual o riacho do Boi Só tem passado ultimamente.

Qual a importância dela pro seu território?

Manutenção de área verde que torna a região mais fresca, lançamento de águas drenadas de todo o bairro.

O que precisa melhorar?

A saída de águas pluviais da CAGEPA e a sua proximidade com o meio urbano. De acordo com nosso especialista cientista, a vazão e leito atual do riacho são muito pequenos para comportar a vazão das águas de chuva que lá desaguam. Além disso ele confirmou a presença de esgoto nas águas.

Vocês descobriram uma história intrigante sobre ela? Conte aqui!

Segundo moradores antigos, nas décadas de 1950, 1960 e 1970, havia a pesca de caranguejo nas proximidades. As terras ao redor da bacia pertenciam a Fazenda Boi Só. Atualmente na região existe um bairro predominantemente residencial. No local que costuma ser a sede da fazendo existe um condomínio Alphaville, do Bairro dos Estados)

Algo a mais para compartilhar?

O riacho se encontra degradado e com possibilidade de lançamento de esgotos clandestinos em tubulação pluvial.