Primavera X em 6 passos para quem chegou agora

A Agência X elaborou um material explicativo direcionado ao público adulto do jogo que está chegando agora, ou seja, pais, professores, aliados e interessados na metodologia proposta pelo game. O material  pode ser utilizado como complemento na educação formal e informal, a fim de promover conscientização e estimular ações que ações práticas de transformação e cuidado do meio ambiente.


PASSO 01: Entendendo o POR QUÊ – Converse com seus alunos e alunas sobre a crise socioambiental e a emergência climática. Você pode mostrar para eles a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como atividade, você pode fazê-los pensar como a crise socioambiental e climática afeta o Brasil e a vida deles. A partir daí, o que eles podem fazer? Qual o poder e a responsabilidade das crianças e jovens? Você pode inspirá-los com vídeos de jovens ativistas, como a sueca Greta Thunberg, o jovem indígena artista de hip hop Xiuhtezcatl Martinez e as brasileiras Artemisa Xakriabá e Catarina Lorenzo. 

PASSO 02: Entendendo o ONDE – Pensar a crise socioambiental e a emergência climática é um exercício de conexão com a natureza, as pessoas e tudo o que forma o nosso planeta. É, portanto, uma experiência em rede, que acontece – e precisa acontecer – ao mesmo tempo em vários lugares diferentes. Cada qual tem a sua família, a sua casa, a sua escola, o seu bairro, o seu rio, a sua lagoa, o seu córrego, a sua vegetação, o seu lençol freático, os seus pássaros, os seus insetos. Para que a mudança aconteça, é fundamental que em cada território haja gente engajada no processo de transformação e cuidado. Precisamos de gente em todos os cantos do planeta e do Brasil cuidando das águas e do meio ambiente!

PASSO 03: Entendendo o QUANDO – Os movimentos de cuidado e defesa do meio ambiente são movimentos históricos, liderados por povos tradicionais e originários – dos indígenas da América Latina aos reinos em África e aos aborígenes da Oceania. Ainda assim, é um movimento que se expande e ganha mais formas, lugares, expressões e aliados. Cada um no seu papel, no seu tempo fazendo o que pode. Nunca é tarde pra se juntar a esses esforços, então é só arregaçar as mangas e começar. Em 2019, é possível não fazer nada? O que eu posso fazer AGORA?

PASSO 04: Entendendo o COMO: PRIMAVERA X – Há muitas formas de se engajar na transformação do planeta. As ODS mostram 17 frentes de ação, por exemplo. Um jeito divertido, rápido, gratuito e fantástico de organizar ações práticas de transformação e cuidado do meio ambiente é a Primavera X: um jogo de 6 missões com crianças e jovens do Brasil todo participando!

A Primavera X pode ser usada como uma metodologia complementar em espaços de educação formal e informal. O mais importante para que o jogo funcione em todo o seu potencial é que o professor ou professora que está acompanhando o jogo tenha confiança no caminho a ser percorrido pelos jogadores. Tal caminho está apoiado no poder da narrativa. Acreditamos que a contação de histórias é a força catalisadora do jogo, pois tem o poder de evocar as condições certas para a união e o engajamento. Por isso, sempre que quiser, procure nosso time, faça perguntas, troque ideias. Estamos aqui para isso! 😉 

PASSO 05: Conhecendo o CAMINHO da PRIMAVERA X: A Primavera X começou junto da estação de mesmo nome e é organizada em seis missões:

Missão 01 – A Liga: os jogadores criam times para jogar o jogo;

Missão 02 – A Microbacia: os jogadores e jogadoras exploram e conhecem melhor a sua microbacia hidrográfica, seus problemas e maravilhas;

Missão 03 – A Rede: os jogadores e jogadoras identificam quem são os especialistas locais que sabem as informações e histórias importantes referentes à sua microbacia e trazê-los para serem uma rede de apoio;

Missão 04 – A Solução: os jogadores e jogadoras pensam em ações possíveis para enfrentar os desafios que mapearam nas suas microbacias;

Missão 05 – A Campanha: os jogadores e jogadoras fazem uma campanha de mobilização para convocar suas comunidades a participarem de uma ação pensada na missão anterior;

Missão 06 – O Mutirão: os jogadores e jogadoras lideram um dia de atividades organizadas por eles e suas ligas. 

Cada uma das missões é enviada semanalmente e estamos agora na missão 03. Isso quer dizer que quem está chegando agora está “atrasado” – mas não tem problema nenhum. Para receber as missões, é preciso que cada jogador se cadastre no site da Primavera X. Quando se cadastrarem, receberão por email um cartão de Missão com as informações das missões passadas. Como você pôde ver, as missões se encaixam em uma lógica de caminho mas elas não se excluem: é possível pensar a Solução enquanto está aumentando e fortalecendo a Rede, por exemplo. Importante: os jogadores e jogadoras só sabem das missões quando recebem o cartão enviado pela nossa equipe então não conte nada para eles sobre as missões 4, 5 e 6, combinado?

PASSO 06: Jogando o JOGO – Para que a gente possa se comunicar diretamente com você e também com os jogadores e jogadoras, é fundamental que todos se inscrevam no site (eles como jogadores, você como professor/a). A partir desse cadastro, enviaremos os cartões das missões para eles e você receberá, semanalmente, junto do cartão da missão, uma Cartilha feita especialmente para professores e professoras, com explicações sobre a missão e orientações de como abordar aquela missão na rotina de trabalho de vocês. Nesta pasta que compartilhamos com você, você encontra as cartilhas e os cartões das missões que já passaram. Vamos continuar atualizando essa pasta conforme o jogo evoluir, de modo que você sempre possa voltar aqui para encontrar o material que buscar. Toda segunda feira fazemos uma transmissão ao vivo no perfil do Instagram da Primavera X (@jornadax.oficial) para tirar dúvidas e você pode nos escrever por email em  ([email protected]) ou por whatsapp para 091 98421-4574.

© 2019 Primavera X | Livelab | Política de Transparência