Primavera X 2019 mobiliza a rede de educação pública do Estado de São Paulo

São Paulo – Na última semana, parte da equipe da Agência X, que organiza a Primavera X, se reuniu com cerca de mil representantes da comunidade escolar de São Paulo. Mobilizados pela  Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC SP), estudantes, gremistas, professores, diretores, professores coordenadores de núcleos pedagógicos e representantes das 91 Diretorias de Ensino do Estado participaram de  uma Webconferência realizada na Rede do Saber . Confira no botão superior a sua direita neste link.  

O número bastante expressivo de participantes do encontro revela a disponibilidade não só dos coordenadores, mas de diretores e professores de toda a rede estadual de ensino em colaborar com o projeto. A ideia da webconferência foi contextualizar o jogo e suas fases, explicar as regras e como a metodologia da Primavera X pode ser utilizada como complemento base na educação formal e informal. A webconferencia também contou com a participação de 244 professores que interagiram com a equipe a partir de seus respectivos locais de trabalho. Eles entenderam um pouco mais sobre o regulamento e como podem realizar ações respeitando o protagonismo das crianças e adolescentes no processo. 

Para a equipe Primavera X, não poderia ser diferente: o jogo está totalmente alinhado com o sucesso na realização da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA em 2018, que mobilizou cerca de 9.700 escolas e suas comunidades para debater questões socioambientais, em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99), com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução CNE/CP nº 02/2012) e com o Currículo Paulista, que protege a importância da Educação Ambiental e do processo de educação e aprendizagem como oportunidade de crescimento humano e crítico. 

Nesta interação Primavera X e SEDUC, destaca-se o compromisso da rede pública em incluir as Escolas da Família, o EJA e os grêmios estudantis e o caráter em rede destas ações, que não se restringem ao meio escolar e envolvem comunidades, representantes de instituições públicas, privadas e sociedade civil em geral. 

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