Mutirão – Vida acima de tudo – Deus acima de todos

Liga

Vida acima de tudo - Deus acima de todos

Diário de Bordo da Liga

@ricardomestre45

Cidade

São Caetano do Sul

Data de realização do mutirão

21/10/2019

Número de participantes do Mutirão

57

Como foi a ação

No penúltimo final de semana de outubro de 2019 (sábado – 21), os estudantes, professores, comunidade escolar e os pais dos alunos da Escola Estadual Padre Alexandre Grigoli realizaram um mutirão de limpeza nas dependências da escola, que é localizada em frente à Praça Virgílio Leandrini, ao lado do CRAS (do município de São Caetano do Sul), à rua Nelly Pellegrino nº 954 – Nova Gerty, São Caetano do Sul – SP, 09580-140.
O grupo de aproximadamente 57 estudantes conseguiu recolher garrafas pet, lixos pelo corredor da escola, latas de refrigerante e embalagens de alimentos industrializados.
Segundo a direção escolar, o objetivo da ação foi colocar em prática os valores de cidadania e proteção ao patrimônio público, exercitando a responsabilidade de toda comunidade em zelar pela escola, que é um bem público e de todos.
Durante o ano, fizemos um ranking de coleta, visando estimular a arrecadação de equipamentos eletrônicos em geral com pontuação e premiação para a sala e aluno(a) que mais arrecadaria estes chamados “lixos eletrônicos descartáveis”, que teriam em novembro, a destinação correta, não poluindo assim, os cursos d’água, rede de esgotos ou mesmo dependências públicas (já que o município faz a parceria devida com propaganda direcionada).
São Caetano do Sul é referência nacional no ensino público de qualidade, com índices de escolaridade comparáveis a de países de Primeiro Mundo – tanto que possui o Selo de Município Livre do Analfabetismo, honraria conferida pelo Ministério da Educação a apenas três cidades no Estado de São Paulo, e é líder em escolaridade entre os municípios paulistas, de acordo com a Fundação SEADE.

O que deu certo

Além de recolher o lixo público diário e o lixo eletrônico, que encontravam num depósito dentro da escola, o grupo colocou placas com mensagens educativas e cartazes, alertando sobre os cuidados e para manter a escola mais agradável aos que frequentam.

O que deu errado

Poderíamos estender um pouco mais a campanha (mutirão), mas o tempo que conta nos dá o limite para inicio e término das atividades do Projeto dentro do PRIMAVERA “X”, bem como no Programa Escola da Família (eixo aprendizagem).

Depoimentos de participantes do Mutirão

– Todos os municípios do país deveriam seguir nosso excelente e organizado exemplo;
– a ação foi válida (pois contemplou diversas mobilizações dentro e fora das dependências escolares;
– tivemos a colaboração da coordenação e direção, bem como o estímulo dos profissionais da educação na escola.