Skip to content

Mutirão – Makunaima

Liga

Makunaima

Diário de Bordo da Liga

@xligaMakunaima

Cidade

Boa Vista

Data de realização do mutirão

26/10/2019

Número de participantes do Mutirão

14

Como foi a ação

Primeiramente, nós encontramos na sede do 8º GE Frei Orlando, de lá seguimos até o local onde seria realizado o mutirão.
Ao chegar ao local, luvas e sacolas de lixo foram distribuídas e começamos a coleta de resíduos as margens do igarapé Caxangá. Do local de encontro seguimos subindo em direção ao local de formação do igarapé, o encontro dos igarapés Tirirca e Jacaré, porem tivemos que parar na metade do percurso pois o mesmo corta uma área privada. Ao final um de nossos chefes escoteiro levou todo o material recolhido até a Associação Terra Viva, uma cooperativa de reciclagem do estado.

O que deu certo

Conseguimos nos conscientizar da importância de cuidar das águas do nossa cidade e estado, uma vez que nossa região é rica em recursos hídricos. Creio que com esta ação também também conscientizamos as pessoas que moram ao entorno do córrego.

O que deu errado

Não conseguimos recolher o lixo totalmente do local.

Depoimentos de participantes do Mutirão

“Catar lixo foi bem legal, achei bastante isopor, resto de marmita, além de outros matérias recicláveis e não recicláveis, foi uma tarde divertida, andar com adolescentes divertidos enquanto fazia um bem pro mundo.”
Camile Cauper, escoteira, 14 anos.

“Para mim esse mutirão foi importante para nos conscientizar sobre a quantidade de lixo que é jogado nos rios, pois eu fique abismado com a quantidade de lixo que eu juntei.E também foi uma atividade até que divertida, juntar lixo com meus amigos”
José, escoteiro, 14 anos.

“Achei muito produtivo acho que todos ajudaram e fizeram seu melhor a pesar do cansaço no final estávamos satisfeito com o trabalho árduo que tínhamos feito… além disso através dessa atitude coletiva foi possível conscientizar não apenas os envolvidos na coleta de lixo mas também os moradores as margens do igarapé Caxangá.”
Ariane Azevedo, guia, 17 anos.

Links