Mutirão – Guerreiros da Agua

Liga

Guerreiros da Agua

Diário de Bordo da Liga

escola joão batista de oliveira araraquara

Cidade

Araraquara

Data de realização do mutirão

18/10/2019

Número de participantes do Mutirão

5

Como foi a ação

Dentre os principais parâmetros indicadores da qualidade da água potável, tem-se a cor, a turbidez e o pH e verificamos que o cuidado com as microbacias e a concientização fazem a grande diferença.

A cor, utilizada como indicador físico para padrão de potabilidade, embora seja um atributo mais estético da água, é uma característica derivada da existência de substâncias em solução, sendo essas, na grande maioria dos casos, de natureza orgânica. A presença de cor provoca repulsa psicológica no consumidor. No controle da qualidade das águas nas estações de tratamento, a cor é um parâmetro fundamental, não só por se tratar de padrão de potabilidade, como também por ser parâmetro operacional de controle da qualidade da água bruta, da água decantada e da água filtrada, servindo como base para a determinação das dosagens de produtos químicos a serem adicionados, dos graus de mistura, dos tempos de contato e de sedimentação das partículas floculadas.

A turbidez também é um parâmetro que indica a qualidade estética das águas para abastecimento público. Nas estações de tratamento de água, a turbidez é um parâmetro operacional de extrema importância para o controle dos processos de coagulação, floculação, sedimentação e filtração. Há uma preocupação adicional que se refere à presença de turbidez nas águas submetidas à desinfecção pelo cloro. Estas partículas grandes podem abrigar microrganismos, protegendo-os contra a ação deste agente desinfetante.

O que deu certo

Um dos grandes desafios para um programa de monitoramento da qualidade da água na bacia é conhecer o funcionamento do ecossistema, organizar um banco de dados sobre a qualidade da água e entender os fatores que afetam a qualidade regional e nacionalmente.
E colocamos em pauta e claro a mão na massa para entender e concientizar a população da importancia.

O que deu errado

Em nossa visão, não deu errado, pois a população achou de grande valia, nosso projeto e nosso emprenho.

Depoimentos de participantes do Mutirão

A senhora Joice, comentou que falara mais em casa com sua familia sobre a importancia da agua e a limpeza em volta da microbacia pertencente ao seu bairro.
O senhor Joaquim, nos ajudou no projeto limpando e conversando com seus vizinhos sobre manter sempre limpa a microbacia.

Links