Skip to content

Mutirão – Conect@dos com as Ciências

Liga

Conect@dos com as Ciências

Diário de Bordo da Liga

https://www.instagram.com/conectados_com_as_ciencias/?hl=pt-br

Cidade

Jaboatão dos Guararapes

Data de realização do mutirão

25/10/2019

Número de participantes do Mutirão

350

Como foi a ação

AÇÃO DE COLETA DOS RESÍDUOS SE DEU NA COMUNIDADE DO ENTORNO DO AFLUENTE DO RIO JABOATÃO, CONHECIDO POR ELES DE RIO DA PONTE, ALÉM DO ENTORNO DA ESCOLA, SEDE DO CLUBE DAS CIÊNCIAS CONECT@DOS COM AS CIÊNCIAS, DE TODA A COMUNIDADE DO LOTE 92. EM VÁRIOS MOMENTOS OCORRERAM O MUTIRÃO, DIVIDINDO POR TURMAS DOS SEXTOS AOS NONOS ANOS. A GRANDE QUANTIDADE DE LIXO COLETADA FOI REALIZADO UM MUTIRÃO DE LIMPEZA COM OS SÉTIMOS E SEXTOS ANOS NA ESCOLA, EM SEGUIDA, SEPARADOS DE ACORDO COM O TIPO DE MATERIAL, ARMAZENADO NA SALA DO CLUBE E REUTILIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DE CULTURA MAKER, PELOS PROFESSORES ALEXSANDRO E JACKSON, DE ARTE, PELOS PROFESSORES CLAÚDIO COSTA, PROJETOS RELACIONADOS À PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS E EMPREENDEDORAS, PELOS PROFESSORES AILTON, CLÁUDIO, VILMA E BARBARA (OFICINEIRA DO CLUBE)ALÉM DE SEREM TRABALHADAS NA OFICINA DE DESIGN SUSTENTÁVEL DO CLUBE COM A PARCEIRA BÁRBARA DE OLIVEIRA, COM REUSO DA SACOLA PLÁSTICA PARA PRODUÇÃO DE CORTINAS DE BANHEIRO E JANELAS, BEM COMO ROUPAS. TAMBÉM COM OS SÉTIMOS ANOS DESENVOLVEMOS O PROJETO DE REUSO DO ÓLEO DE FRITURAS DA COMUNIDADE DO LOTE 92, COM AS GARRAFAS COLETADAS NO MUTIRÃO, REUSAMOS COMO DEPÓSITOS DE ÓLEO DE FRITURAS COM A LOGO DO PROJETO CRIADA POR ALUNOS DA SALA, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR LUÍS JACINTO, OS QUAIS FORAM ENTREGUES NAS RESIDÊNCIAS. FAZENDO DA ESCOLA O CENTRO DE COLETA DA COMUNIDADE PARA REALIZARMOS OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO NATURAL. NO ENTORNO DO RIO COM O LIXO COLETADO PRODUZIMOS E COLOCAMOS PLACAS DE SENSIBILIZAÇÃO E LIXEIRAS SELETIVAS DE PNEUS COLETADOS PARA A COMUNIDADE NÃO COLOCAR O LIXO NO RIO OU EM SEU ENTORNO.

O que deu certo

TODAS AS ATIVIDADES PLANEJADOS VEM SENDO ALCANÇADOS OS RESULTADOS ESPERADOS. TODAS AS TURMAS E PROFESSORES SE ENGAJARAM JUNTOS NO MUTIRÃO, COM O APOIO DO POSTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE, CONSEGUIMOS OS EPI’S NECESSÁRIOS PARA A ATIVIDADE, COM O APOIO DA GESTÃO, TIVEMOS SACOS PRETOS DE COLETA DE LIXO. HOUVE MUITA REFLEXÃO DOS ESTUDANTES NA AÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA AÇÃO DIANTE DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS RETIRADOS DAS RUAS E DO ENTORNO E DENTRO DO RIO, LOCAL EM QUE ELES VIVEM, NO SENTIDO DE SE SENTIREM INCOMODADOS COM A AÇÃO DO HOMEM AO AMBIENTE EM MORA, O CUIDADO COM AS ÁGUAS DO RIO E OUTROS. COM AS GARRAFAS PETS COLETADAS REUSAMOS COMO COLETORES DE ÓLEO USADO NA COMUNIDADE PARA PRODUÇÃO DE SABÃO DE NATURAL E DE IMEDIATO JÁ VOLTAMOS COM GARRAFAS CHEIAS DE ÓLEO. COM AS COLOCAÇÃO DAS PLACAS TROUXE IMPACTO SOBRE AS ATITUDES DOS MORADORES AO JOGAREM LIXO NO RIO, DE ONDE MUITOS DELES SÃO ALUNOS DA ESCOLA E MEMBROS DO CLUBE. PROMOVENDO UMA CORRENTE DE CUIDADO DAS ÁGUAS E AMBIENTAL.

O que deu errado

A DIFICULDADE DE ACESSO À ÁGUA NA COMUNIDADE, TRAZ PARA A ESCOLA MOMENTOS SEM PODER USÁ-LA. TRAZENDO LIMITAÇÕES COM A LIMPEZA DOS RESÍDUOS COLETADOS. ALGUMAS LUVAS RASGAVAM COM O TIPO DE MATERIAL, DIMINUAM NOSSA FONTE DE MATERIAL DISPONIBILIZADA PELO POSTO DE SAÚDE. APESAR DISSO, NÃO TIVEMOS NENHUMA CONTAMINAÇÃO.

Depoimentos de participantes do Mutirão

OS ALUNOS RELATARAM SOBRE A QUANTIDADE DE LIXO COLOCADO NO RIO E EM SEU ENTORNO E NAS RUAS DO LOTE 92 E QUANDO QUESTIONEI QUEM JOGAVA, ELES RESPONDERAM, SENDO ELES, TODOS NÓS. FOI POSSÍVEL ENTÃO PERCEBER QUE A AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO PROMOVEU INDÍCIOS DA CORRESPONSABILIDADE SUSTENTÁVEL NECESSÁRIA PARA A RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL HOMEM-NATUREZA. OUTRO ASPECTO A DESTACAR FOI NA ENTREGA DAS GARRAFAS PETS DE COLETA DO ÓLEO DE FRITURA, AO EXPLICAR OS MOTIVOS, UMA DAS MORADORAS PARABENIZOU OS ALUNOS PROMOVEREM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, DAS ÁGUAS DO RIO. ALÉM DESSES, A EQUIPE DE SAÚDE DO POSTO, PARCEIROS NOSSOS, VEM NOS ELOGIANDO E MOTIVANDO MAIS AÇÕES DESSA NATUREZA PARA AJUDAR NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DOS ATORES ENVOLVIDOS COM AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS E, ASSIM, A REALIDADE VIVIDA, BEM COMO OS GARIS DA COLETA DO LIXO, TROUXERAM FALAS AOS ALUNOS DE INCENTIVO A CUIDAR DO AMBIENTE ONDE VIVEM PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO. E NO RIO UMA ALUNO DO NONO ANO INDICOU QUE NOSSA AÇÃO TEM UM IMPACTO SOCIOCULTURAL. COM A COLOCAÇÃO DAS PLACAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA COM O CUIDADO DAS ÁGUAS DO RIO E AS LIXEIRAS DE COLETA COMUNITÁRIA, JÁ QUE O CARRO DE LIXO NÃO CHEGA LÁ, TROUXERAM DIMINUIÇÃO NO DESCARTE INADEQUADO DO LIXO. ACREDITAMOS QUE DE CERTO MODO A PRESENÇA E AÇÃO DOS ALUNOS MORADORES, PRINCIPALMENTE, TROUXERAM REFLEXÕES AS FAMÍLIAS DO ENTORNO DO RIO. MESMO ASSIM, AINDA TEMOS MUITOS DESAFIOS PELA FRENTE. ESTAREMOS JUNTOS NA PRÓXIMA PRIMAVERA X 2020.