Rio Tietê

Liga

xligaambientalista

Diário de Bordo da Liga

E E BAIRRO DO CEDRO

Município

PARAIBUNA

Bairros, Comunidades ou Cidades da Microbacia

O rio nasce a 1,8 mil metros de altitude, com um curso d’água com mais de 1,15 mil quilômetros e uma área de 62 km², a bacia hidrográfica do Paraíba abrange 39 municípios do estado de São Paulo – a maioria na região.(Tietê,Tietê/Jacaré,Tietê/Batalhae Baixo Tietê)

Maravilhas da Bacia Hidrográfica

O Rio Paraíba do Sul, formado pelo encontro entre os rios Paraibuna e Paraitinga, é um dos quinze candidatos à beleza do Vale do Paraíba na campanha que vai eleger as Sete Maravilhas da Região.
Pescadores encontraram no século 18 a imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio, próximo a área onde fica hoje a cidade e a basílica. Neste ano, o Santuário Nacional inaugurou um museu de cera que retrata, entre várias cenas marcantes, o encontro da imagem.
O Rio Paraíba do Sul também é utilizado na região para o abastecimento da população. Apenas em São José dos Campos são retirados em média 1,5 mil litros de água por segundo para atender a população.

Desafios da Bacia Hidrográfica

O Desafio é manter a sociedade engajada e informada sobre as ações e metas do Projeto de Despoluição do Rio Tietê, universalização do saneamento e gestão da água. Serão abordados aspectos como a evolução dos indicadores da qualidade da água e a recuperação da bacia hidrográfica do Tietê.