Rio Grande

Liga

xligavalois2019

Diário de Bordo da Liga

@xligavalois2019

Município

Barretos

Bairros, Comunidades ou Cidades da Microbacia

A partir da nascente, seu curso têm uma orientação Sudoeste-Nordeste até a divisa dos municípios de Lima Duarte e Bom Jardim de Minas, deste ponto em diante, toma a direção Sul-Norte, servindo como divisa entre estes dois municípios, e também entre os municípios de Andrelândia e Lima Duarte. Mais a jusante, passa a correr para Sul, e se mantém nesta direção até a barragem de Jaguara, em Sacramento. A montante de Jaguara, à altura do reservatório de Estreito, passa a receber as águas dos rios do estado de São Paulo, e serve como divisa entre este estado e Minas Gerais. O rio muda então seu curso e passa a correr segundo a direção Leste-Oeste até sua confluência com o rio Paranaíba, e a partir desse ponto, esse curso d’água, passa a se chamar rio Paraná.

Maravilhas da Bacia Hidrográfica

Rico em peixes como dourados, surubins e lambaris, além de minérios e pedras preciosas, o rio é um importante fator de desenvolvimento local. Em uma área marcada pela forte atividade agrícola e pecuária, o turismo é outra grande fonte de recursos, atraindo turistas de todo o país buscando belas paisagens, lagos, escarpas e as estâncias hidrominerais ao longo do mineiro Rio Verde (afluente do Rio Sapucaí localizado nas cabeceiras da Bacia Platina, a segunda maior da América do Sul), de onde jorram algumas das melhores águas minerais do mundo. Na piscicultura, as unidades ambientais da Cemig, em Volta Grande e Itutinga, realizam peixamentos regulares.

Desafios da Bacia Hidrográfica

Através do SAEE fomos informados de que não temos problemas de abastecimento,mesmo do período de estiagem,não há racionamento de água e que não há poluentes nela.