Ribeirão dos Meninos

Liga

VIDA ACIMA DE TUDO DEUS ACIMA DE TODOS

Diário de Bordo da Liga

@ricardomestre45

Município

São Caetano do Sul

Bairros, Comunidades ou Cidades da Microbacia

O Ribeirão dos Meninos (Rio dos Meninos, Córrego dos Meninos ou Rio dos Couros) é o mais importante curso fluvial urbano do município de São Bernardo do Campo. Tem suas principais nascentes no bairro Demarchi, próximo à avenida Omar Daibert, e sua foz no rio Tamanduateí, na Vila Carioca, em São Paulo, no canal construído entre as pistas da avenida do Estado.[1]

O trecho inicial do ribeirão dos Meninos segue paralelo à avenida Maria Servidei Demarchi, nas cercanias da fábrica da Volkswagen. Á partir da Tríplice Fronteira São Bernardo, Santo André e São Caetano do Sul, inicia-se portanto, em galerias subterrâneas, embaixo da Avenida Faria Lima e do Paço Municipal. A seguir, a partir da confluência do córrego Taioca, o ribeirão segue canalizado a céu aberto, servindo como divisa entre os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André, em paralelo à avenida Lauro Gomes, já na Tríplice Fronteira. Mais à frente, recebe as águas do ribeirão dos Couros, servindo como divisa entre as cidades de São Caetano do Sul e Município de São Paulo (bairros São João Clímaco e Heliópolis), em paralelo à avenida Guido Aliberti em São Caetano, até o HIPERMERCADO EXTRA, que possui uma enorme estação de tratamento chamada ESTAÇÃO ABC) , desaguando no rio Tamanduateí. Daí, segue-o curso que vai do centro da cidade, passando pelo bairro da Fundação e Prosperidade.

Maravilhas da Bacia Hidrográfica

As “maravilhas” ainda não vimos nesta geração, já que as indústrias e seus governantes, não pensavam em “PRESERVAÇÃO”, muito menos em “AÇÕES QUE VIABILIZARIAM CONTEMPLARMOS ATUALMENTE AS BELAS PAISAGENS”, como existe nos rios Sena e Tejo (na Europa).

Desafios da Bacia Hidrográfica

Iniciar o mais rápido possível a implementação destas ações propostas pelos governos. Sem elas, não poderemos iniciar nenhum processo de progresso sustentável.