Pirajú

Liga

XLigaamalia

Diário de Bordo da Liga

https://instagram.com/escolaamaliagermanode?igshid=17aoy9rx28jb5

Município

São Luiz Gonzaga

Bairros, Comunidades ou Cidades da Microbacia

A microbacia Pirajú pertence a Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim, esta, situa-se a noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo municípios de Bossoroca, Santo Antônio das Missões, São Luís Gonzaga e São Miguel das Missões. Nossa equipe é de São Luiz Gonzaga, bairro Duque de Caxias.

Maravilhas da Bacia Hidrográfica

Os principais usos da água se destinam a irrigação, dessedentação animal, abastecimento humano, além de ser possível pescar lambaris, jundiás e traíras em certos locais.

Desafios da Bacia Hidrográfica

Da avenida da cidade em direção norte todas as nascentes deságuam no córrego Barrigudo que após percorrer alguns kms, vai desaguar no rio Pirajú. O rio Pirajú até os anos 80, antes dos agricultores lavarem seus pulverizadores nas suas margens, era um rio onde se pescavam peixes como o dourado e a piava, já hoje, 70% do esgoto cloacal da cidade, mais o lixo jogado nas ruas, acabam prejudicando este rio. Então os desafios são pelo saneamento básico na cidade e a proteção destas nascentes primeiramente no nosso bairro Duque de Caxias, onde fica a escola.