Fonte Independência

Liga

Pedra de Carvalho X

Diário de Bordo da Liga

cinthia_hirata

Município

São Bernardo do Campo

Bairros, Comunidades ou Cidades da Microbacia

Localizado na Av. Robert Kennedy, 1330 – Vila Planalto, São Bernardo do Campo – SP, 09862-172. Circunda pelos bairro independência, bairro Jardim Calux.

Maravilhas da Bacia Hidrográfica

Fornecimento de água da Fonte Independência é abastecida por um poço artesiano e possui capacidade para fornecer 80 mil litros de água por dia. Devido à grande demanda, o local teve seu horário de funcionamento entendido das 6h30 até as 22h, durante todos os dias da semana. Para atender grande parte dos bairros adjacentes .

Desafios da Bacia Hidrográfica

Em nossa localização próximo a escola temos uma fonte de água, Fonte Independência. O Lençol Freático ou Lençol de água é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra,os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade. Dessa maneira,uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solo formando, assim os lençóis freáticos. Alguns desses”rios subterrâneos ,vão escoando até encontrarem um local para a expulsão da água, que pode ser uma nascente. Quando o lençol freático é muito fundo é chamado de lençol artesiano. Os lenções freáticos são grandes extensões de água que ficam abaixo da superfície do solo, e que constituem grande parte da água doce do planeta.

Conservação do local, após a revitalização do mesmo, para que toda comunidade possa sempre usufruir desta água de boa qualidade e gratuitamente por muitos e muitos anos.
Também se faz necessário os devidos cuidados com córrego da avenida Robert Kennedy próximo a fonte, limpeza e manutenção das potas de árvores e mato.