Córrego Charles de Gaulle

Liga

XLIGAREVOLUTION

Diário de Bordo da Liga

www.instagram.com/xligarevolution

Município

São Paulo

Bairros, Comunidades ou Cidades da Microbacia

Sua nascente se localiza dentro do Parque São Domingos, em uma área reservada pelo parque onde chegam a cultivar algumas espécies de peixes e outros animais aquáticos como patos ou gansos, e sua foz passa pela Av. General Charles de Gaulle, no distrito de São Domingos. Passa pelo bairro Jaguara, indo desaguar no Rio Tiete.

Maravilhas da Bacia Hidrográfica

A área verde, e os animais que por ali habitam.

Desafios da Bacia Hidrográfica

Sua nascente, mesmo sendo em uma área reservada no parque, não é tão bem cuidada e acaba acumulando muita água parada, podendo ser uma grande fonte para doenças como a dengue; entretanto, ele serve como habitat para algumas espécies de animais, como gansos e peixes, que são cuidados pelos funcionários do parque.
Sua foz já é outra historia. Os moradores da região usam o córrego como descarte de lixo domestico como plástico, papeis, vidro, entre outros, principalmente na região da margem dele, mas também é despachado no próprio córrego.
Mas também foi possível perceber dutos que servem para fazer o saneamento fora de funcionamento, ou seja, enquanto a maioria estava molhado e em funcionamento, outros estavam secos e cheios de teias de aranha, indicando que não funcionam a um tempo.