Gincana interativa tem como foco a conservação das águas

Jovens de todo país já podem se inscrever e formar equipes para o jogo Jornada X – Operação Primavera

Em parceria com a Agência Nacional de Águas e de Saneamento Básico (ANA), a ong Livelab lançará no dia 18 de setembro a primeira missão do jogo Jornada X – Operação Primavera. A gincana tem como objetivo mobilizar jovens de todo o país para a conservação das águas e colaboração com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Realizado entre os meses de setembro e outubro deste ano, o jogo enviará missões semanais aos participantes.

A gincana é dividida em 6 missões. Durante as etapas, os jovens são orientados a buscar ajuda e conhecimento de professores, pais e responsáveis. A primeira missão consiste em criar uma “X Liga”, ou seja, um grupo de pessoas engajadas na conservação das águas e  interessadas em participar da dinâmica. As outras etapas levam os participantes a  pesquisarem, mobilizarem e divulgarem as suas propostas de solução para a sua microbacia. A última missão, chamada de  “o mutirão” consiste na prática de uma ação de cuidado e proteção no local .

Segundo o desenvolvedor do jogo, Edgard Gouveia, toda a sociedade é convidada a participar da Primavera X. “Professores podem ser jogadores, masters e contribuir com a mobilização, realização de tarefas e no cuidado com os adolescentes e jovens. Já as escolas podem ceder recursos humanos e físicos para o cumprimento das metas. As prefeituras locais também podem apoiar, permitindo que as crianças realizem suas missões em espaços públicos, assim como empresas e instituições podem favorecer, doando materiais e ampliando cada vez mais as ações”, explica. 

Conectados com a internet e as redes sociais, os jogos e jornadas permitem a mobilização comunitária, o engajamento da sociedade e o desenvolvimento de lideranças em torno das questões socioambientais. Essa parceria entre a LiveLab e a ANA também aconteceu em 2018 e 2019, mobilizando mais de 4000 jogadores de 300 cidades do Brasil.

As inscrições podem ser feitas no site da organização.

© 2019 Primavera X | Livelab | Política de Transparência