Como saber em qual é a microbacia que eu vivo?

Juntos pela Água – Microbacias são pequenas áreas de até 100 quilômetros quadrados com corpos hídricos bem definidos, como rios, riachos e córregos. Veja como identificar a sua

Juntos pela Água – Seja ela grande ou pequena, você vive dentro de uma microbacia. Ou seja, a região na qual sua casa está instalada é circunscrita por um conjunto de corpos da água – eles podem estar mais ou menos próximos e podem ser mais ou menos volumosos, mas existem.

Uma definição amplamente aceita de microbacias é que se trata de uma área com corpos hídricos bem definidos, mas em escala menor se comparada às bacias hidrográficas ou mesmo às sub-bacias hidrográficas. Isso significa que se há um grande ou pequeno rio, um córrego ou riacho perto de você, ele faz parte desse sistema.

Participe da PrimaveraX
Microbacias é o tema da edição 2019 da Primavera X. Trata-se de uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas e tem o intuito de fomentar o surgimento de equipes comunitárias, lideradas por crianças e jovens, para desenvolverem projetos sobre a preservação de nascentes, riachos, açudes e lagoas. O pontapé inicial da Primavera X este ano será em 21 de setembro, data da divulgação da primeira das seis missões previstas para a gincana; o encerramento está previsto para 28 de outubro, com a realização de mutirões e ações efetivas para a preservação de nossas águas.

De onde vem e para onde vai a água de minha microbacia?

Para entender de fato a estrutura de uma microbacia, explica Carlos Perdigão, coordenador da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), é necessário o uso de elementos cartográficos. Eles são importantes para definir o limite da microbacia, localiza-la espacialmente e conhecer o contexto hídrico dela.

“Elementos enxergados no terreno facilitam a entender a que microbacia vive, mas precisa de instrumentos auxiliares para ter definição precisa”, informa Perdigão.

A melhor ferramenta para conhecer e entender uma microbacia é o mapa do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), uma base de dados da hidrografia nacional. 

O problema: é um sistema difícil de decifrar. Os especialistas da ANA recomendam que a análise do mapa seja feita junto a um professor ou um técnico em cartografia.

A ANA fornece, nesta página, mapas detalhados das 12 Divisões Hidrográficas Brasileiras nos quais é possível identificar até a sub-bacia de sua cidade.

© 2019 Primavera X | Livelab | Política de Transparência